Escrita

Pela vida toda

7511367499fd297ad5b968b46601420e.jpg

 

Ela ainda é pequenina. Não sabe muita coisa. Não sabe o teu nome, mas sabe quem tu és, conhece muito bem aquele calor dentro do peito que a enche quando te vê. A segurança que sente nos teus braços é algo tão imenso que nós nem nos lembramos de como é depender e confiar assim em alguém.

Ela só quer carinho, cuidado e protecção. Confiar plenamente que lhe vais dar a comida quando tem fome, ajuda-la a sentir-se confortável, e que contigo está a salvo de tudo. Então não deixes que um dia ela aceite menos do que isso.

O único amor dela és tu, e esse amor é eterno. Ela não conhece outro. Então não lhe ensines que o amor acaba, diminui ou muda. Não lhe tires a esperança, mesmo sem querer, com palavras e atitudes que parecem banais. Mas, não, não são.

Não lhe digas que os homens são todos iguais. Fala-lhe de como ela é especial e que quem quiser estar ao seu lado tem de ser alguém que a faz sentir exactamente isso e muito mais. Ela vai aceitar o amor que acha que merece. Então ensina-lhe que ela merece o sol, todos os dias, e ela não vai aceitar os “amores” que a noite lhe impingir.

Tu és a sua paz, o teu colo é o sítio mais seguro e bom do mundo. Não a ensines a aceitar colos de incertezas e insegurança.

Desde o primeiro dia tu falas com ela. e ela ouve tudo o que dizes. Com os olhinhos brilhantes na tua direcção ouve que é linda. Tão linda! Mas, por favor, não te esqueças de tudo o que ela é além de linda. Não lhe ensines que ela é só o que se pode ver. Ela é tão inteligente, perspicaz, tem aquele dom natural para isto e para aquilo, a sua imaginação, gostos e desgostos, tudo isso muito digno de ser mais que elogiado. Todas as pequenas grandes conquistas. Aprecia. Brilha com ela. Não interessa o que os outros pensam dela, ensina-a a ser inteira e fiel a si mesma sem se por em causa pela opinião de alguém. Ela acredita em ti. Enche-a de certezas!

Pára de dizer mais vezes “não podes” do que “podes”.

Menos “tu não consegues fazer isso sozinha” e muito mais “tenta, eu estou aqui para te ajudar”! Mais “sim”, mais “podes” e “consegues”!

Porque ela pode e consegue. A bebé que tens ao colo é uma mulher. Um espectáculo de mulher! Não lhe ponhas limites. Põe possibilidade de escolha, ensina-lhe que nem tudo lhe vai fazer bem. Porque um dia não vais estar lá e ela vai poder fazer tudo o que ela quiser. Tudo o que a tua menina vai ter, é a capacidade de escolher. Então, que seja aí que ela recorde a tua voz. Em vez de “não vás”, que seja “escolhe bem para onde vais”.

Acaba com o medo e os assuntos proibidos. Que ela possa tirar todas as dúvidas contigo e preparar-se para a vida com quem mais a ama no mundo!

Não esperes que ela não comenta os mesmos erros que tu, porque pode ser que cometa um ou dois, ou todos, ou mais! Mas que ela te tenha ao seu lado para chorar quando o erro doer demais, para falar quando as palavras por dizer a estejam a sufocar num silêncio que só se quebra com aceitação.

Aceita que a tua menina é uma mulher, e como tal, vai errar, cair, levantar-se, cometer os mesmos erros, outra e outra vez, sonhar alto demais, tentar e por vezes, não conseguir. Não fazes nada tentando protege-la de tudo isso. Sê antes o seu porto de abrigo que a encoraja a tentar até conseguir, a não desistir, a limpar a lágrimas e saber que se chorar outra vez ainda vais lá estar!

Quando a tua filha nasceu, tornaste-te invencível sem dar conta. A tua força duplicou. Se ainda não te deste conta, mais cedo ou mais tarde, vais perceber. Porque agora fazes tudo por ela. Tudo.

E, com toda a minha sinceridade, espero que nesse tudo nunca te esqueças de passar por cima das tuas razões e certezas. Porque te podes enganar. Porque ela não és tu, e ela precisa que sejas liberdade e abrigo. E não um poço de certezas, de mente fechada, sobre o que ela deve ou não deve, pode ou não pode… Deixa-a ser ela. É a melhor coisa que lhe podes dar:  ela própria! Cheia de certezas, amor incondicional, carinho, cuidado e segurança. Pela vida toda.

Que a tua menina cresça a acreditar que há sempre possibilidade e no meio de um mundo difícil o teu amor nunca a deixa. Que ela pode! Que as conquistas da vida estão nas coisas que as pessoas gostam de chamar “pequenas”. Que ela saiba exactamente onde a felicidade está, porque foi isso que ela ouviu de ti.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s