LifeStyle

Chega de insegurança!

 

cb1b30f8c31ada859111f247f4f62047.jpg

O assunto de hoje, é o assunto de todos os dias. O assunto de muitas situações diferentes, muitas horas e, para alguns, muitos anos – Insegurança.

Somos todos inseguros em alguma coisa, em muitas coisas ou mesmo em quase tudo. E a verdade é essa, até quando não a queremos admitir. Fica muito bonito mostrar confiança por fora e fazer todos acreditar que és super confiante em tudo o que fazes, mas se por dentro não é isso que sentes, parece muito, mas não vale nada.

E a razão é muito simples: quem vive a tua vida és só tu. Os outros olham para ti, criam e expressam as suas opiniões e muitas vezes, quer acredites ou não, aprendem de ti. (Porque aprendemos sempre uns com os outros, e mais uma vez, quer queiramos ter a sinceridade de o admitir, ou não.)

A aprovação que te derem enquanto mostras uma falsa confiança, até pode ser de alguma forma satisfatória, mas nunca vai ter a mínima comparação com aquela que te dá a simplicidade de seres confiante em ti.

Sim, a questão não está em situações pontuais. Todos temos coisas em que somos mais confiantes, pela experiência por exemplo, ou menos, pela falta dela. Mas a confiança de que precisamos é em nós próprios.

Aquela que te leva a não desistir perante uma situação muito complicada. A sair da tua zona de conforto para ser quem queres ser, ir onde queres ir. A que te permite aceitar um “não” sem te ires abaixo, sem deixar levantar dúvidas sobre o teu valor. A que não te deixa esquecer de quem tu és.

A confiança em ti próprio liberta-te da pressão social de ser “aceite”, “aprovado”, “bem visto”. Permite-te ser, quem és, e só. E isso é tudo.

Já pensas-te como seria bom ser fiel a ti mesmo?

Parece uma pergunta estúpida? Talvez. Mas estúpido é passares por cima de tudo o que és, para agradar a quem na realidade nunca te aceitou. Porque nunca te conheceu. Enquanto te escondes atrás de um ideal qualquer, aceite por alguém, ninguém te conhece. Então quem está a ser aceite não és mesmo tu, é aquele alguém que finges ser.

A tua vida é só tua, não a vivas pelos outros, vive-a por ti.

A Realidade é que às vezes a nossa insegurança é fruto das palavras ou atitudes de alguém. Acaba com isso JÁ! Opiniões são só isso: opiniões. Sê o primeiro a acreditar em ti. Quando decidires acreditar em ti mesmo e deixar tudo o que gera a insegurança de lado, ninguém te pára!

Sê o primeiro a apoiar-te em vez de te criticares negativamente. A acreditar em vez de duvidares que és capaz.

As pessoas que nos fazem bem são algo de espectacular nas nossas vidas, e devem ser valorizadas. Sempre.

No que toca ao valor das pessoas, até aquelas que não são tão boas para se ter por perto, as que não te transmitem coisas tão boas assim. Merecem o respeito, porque ele não é de quem o recebe mas de quem o dá. Respeita e afasta-te.

Cerca-te de pessoas que te amam e te valorizam – pelo que tu REALMENTE és.

PÁRA de não acreditar no teu próprio valor.

Permite-te ser tu próprio. Essa é uma mudança que tem tanto de simples como de radical para quem tem vivido debaixo da insegurança. Mas vai libertar a tua mente, melhorar brutalmente o teu estado de espírito, expandir as tuas possibilidades de fazer mais por ti próprio e pelos outros.

Onde é que queres MESMO ir? O que é que queres MESMO fazer? Porque não?

Que a insegurança não te impeça de ir e fazer! É indo e fazendo que melhoramos, ganhamos experiência, ideias novas e chegamos onde queremos chegar – ou mais longe.

Não tens nada a perder em ser tu próprio.

As concretizações estão do lado oposto à tua zona de conforto. Sim, esse cantinho almofadado onde a insegurança tem todo o interesse em manter-te “a salvo”. Aí estás “a salvo” de ser autêntico, confiante, bem sucedido… ah e feliz!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s