LifeStyle

Unsolicited alone time

71725a0324c0dcd0a4554c8417028ea4

Os momentos em que aprendi mais sobre mim, foram aqueles em que estive sozinha. Não que estivesse literalmente sozinha. Mas, a questão é mesmo essa: nem sempre as pessoas que te amam vão poder ajudar. Essa solidão não é física.

Infelizmente nem sempre podemos estar fisicamente presentes, ou ultrapassar as barreiras enormes que o tempo nos impõe. Mesmo que queiramos muito estar sempre lá, a realidade não nos permite.

Ás vezes é mesmo assim: tens de te ajudar a ti próprio.

És o único com acesso, o único que vai compreender. Às vezes, és o único que te vai ouvir, aconselhar, dar a mão para te tirar daquele buraco esquisito onde a vida te meteu (ou, por vezes, onde te enfiaste – sozinho).

A verdade é que todos vamos ter momentos difíceis. Vai parecer que não vão acabar e que ninguém pode fazer rigorosamente nada. Mas, dessas situações vem uma boa notícia: se ninguém pode fazer nada, é a tua hora!

Permite-te estar nervoso, permite-te estar triste. Dá-te liberdade para sentir o que estás a sentir. Abraça o momento porque ele é o único que te vai impedir de cair no mesmo buraco uma segunda vez.

Cuidado: há buracos muito parecidos uns com os outros, não deixes que as semelhanças te enganem.

Aceita cada momento da tua vida, porque todos eles são teus. Nenhum é igual, por isso não os percas, não te distraias! Olha à tua volta e aprende, pensa com calma em tudo o que te envolve e encontra dentro de ti as saídas, as soluções, os diamantes escondidos no escuro que mais ninguém pode ver – porque estás sozinho.

As pessoas só te vão conseguir ajudar dentro dos seus limites, essa é a realidade. Nem sempre vais ter alguém que no mínimo compreenda aquilo que as circunstâncias te estão a fazer sentir, a forma como a vida está confusa e a acabar contigo devagar, torturante.

Quanto mais difícil e longa é a situação, mais a solidão se faz sentir, aos poucos, até se tornar assustadora de tão real.

Mas, e aqui está a chave mestra para muitas portas, estar sozinho não é um problema se tu te ouves, te entendes, te respeitas. Não é um problema se te aceitas e procuras os melhores conselhos a seguir. De ti, para ti.

As palavras e as atitudes. As palavras e as atitudes mudam tanta coisa! Quando trocadas com alguém, mas também, trocadas connosco mesmos. Sim, o nosso relacionamento connosco mesmos passa-nos ao lado com muita facilidade.

Trata-te bem, elogia-te, reconhece que fizeste um bom trabalho, repara nos teus pontos fortes, prioriza a tua paz de espírito, faz o que te faz bem a pequeno e longo prazo, ouve-te, aceita que às vezes vais estar em baixo, aceita o bom e o mau. Sê, plenamente, tu.
O teu tempo sozinho vai mudar completamente quando fores teu amigo incondicional.

Isto pode parecer tudo um pouco disparatado, mas muitos não se aceitam. Não se cuidam. Ouvem mais a opinião dos outros do que a sua. As suas vozes têm um filtro criado pelos gostos e opiniões do mundo. Vivem a vida dos outros. Ás vezes até cuidam dos outros e vão se esquecendo de si.

Não é fácil, nem automático, para muitos de nós, o gostar de nós mesmos. Muito menos o parar para se ouvir. Às vezes precisamos de uns minutos – ou horas –  de silêncio para chegar às nossas próprias conclusões. De nós, para nós.

É doloroso sentir-se sozinho. Mas foram esses momentos que me mostraram quem eu sou em muitos aspectos do meu carácter. Também me mostraram quem não estava lá porque não podia, e quem simplesmente nunca quis estar.

Esses momentos são filtros para a tua vida. Filtram-te a ti, aos teus relacionamentos, às tuas certezas, escolhas, opiniões… Sais deles como novo.

Enfim, quer pareça difícil ou impossível, não percas o foco de quem és. Usa e abusa da vida! É tua! Aprende, erra, repete os mesmos erros se for preciso, mas nunca pares, avança, como pessoa, em tudo aquilo que és tu e que faz de ti único. Não desistas de ti. Faças o que fizeres, entre os buracos da vida, não desistas de ti.

És uma pessoa espectacular e cheia de coisas para dar a conhecer! Conhece-te!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s