Escrita

Há sempre um depois 

Mesmo que vivamos como se passassem por nós vários fins. Há sempre um depois. Crescemos com histórias e contos de fadas que vinham sempre com um fim, normalmente bom. Depois aprendemos que nem sempre as histórias têm finais felizes na vida real. E muito mais tarde, damos conta do “depois”. 
Apercebemo-nos, se tivermos sorte, de que o final não está onde pensavamos que estava. Na verdade, algumas vezes, perdemos-lhe completamente o rasto e ficamos perdidos porque não sabemos lidar com a continuidade. 

Acaba bem, ou acaba mal. Mas e o depois? Que final é esse que na realidade não aparece. E nós há espera. Vivemos para um fim qualquer que imaginámos para o nosso conto de fadas pessoal, e ele não chega. Depois, vivemos frustrados, uma continuidade de altos e baixos que não esperávamos. 

E não a vivemos como ela merece ser vivida. Porque a realidade é dela. À parte da nossa ficção interna, a vida acontece como ela é: contínua. Acaba isto, começa aquilo. E às vezes, aquilo nem espera que isto acabe, para começar. 

Também chamamos “fim” aos começos. Como se uma história de amor tivesse o seu final feliz num casamento quando, na realidade, o que ali está representado é um grande e espectacular começo de uma grande e espectacular montanha russa de momentos bons e difíceis. O final do curso, o contrato assinado no emprego de sonho, o alcançar de um objetivo pessoal, não são um: finalmente acabou. São momentos em que: finalmente começou!

Que finais felizes? Há os momentos felizes e são muitos. Os finais, são bons quando é uma coisa má que acaba. Mas depois vem outra. E uma boa, e uma má, e umas que nem damos conta porque as achamos neutras ou pequenas demais para serem vistas. 

No fim, há sempre um depois. Depois do bom, depois do que foi difícil, depois do que pensavamos que não podia ficar pior, ou melhor, depois do que pensavamos que era para sempre, depois das histórias até depois do fim. 

O passado não é feito de finais felizes, mas da forma como vivemos a continuidade da vida, nas horas todas. Antes, durante e depois.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s